O sistema de freio automotivo é composto por uma série de itens que funcionam em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo.
Ao utilizar uma série de sensores para detectar possíveis colisões, ele freia automaticamente o automóvel sempre que um sinal de perigo for constatado.
Em veículos leves, o sistema de freio se divide em dois tipos: a disco ou tambor, ambos hidráulicos.
Componentes do sistema de freio
1. Pedal
É parte com a qual o motorista tem contato durante a condução do veículo. O funcionamento é bem simples: quando o pedal é pressionado, as rodas do veículo são bloqueadas.
2. Alavanca
o segundo componente de acionamento dos freios. No entanto, quando acionado, provoca apenas a frenagem das rodas traseiras.
Um detalhe importante sobre o pedal e a alavanca é que ambos os sistemas são independentes um do outro.
3. Disco de freio
O disco de freio tem formato circular, sendo semelhante a um CD ou DVD. Ele fica conectado à roda, acompanhando seu movimento, e é utilizado para desacelerar e parar o carro
4. Tambor
O tambor tem a mesma função do disco de freio, que é gerar atrito para desaceleração do veículo. Ele tem o formato semelhante ao de uma panela e, normalmente, atua nas rodas traseiras do veículo.
5. Pastilha
Essa é uma das principais peças responsáveis pela desaceleração, uma vez que a geração de aumento de atrito amplia a resistência contra o deslocamento, o que faz com que o veículo perca velocidade. As pastilhas são usadas exclusivamente nos sistemas de freio a disco.
6. Lona
Essa é outra solução de atrito para a desaceleração. No entanto, como lonas equipam os sistemas de freio a tambor, costumam equipar veículos mais antigos ou populares.
7. Pinça
A pinça é o atuador do sistema de freio a disco. Além de servir de suporte e proteção para pastilhas, é responsável por pressioná-las contra o disco por meio de um ou mais cilindros hidráulicos com pistões internos.
8. Sapata de freio
São encontradas nos sistemas a tambor. Elas têm um formato semicírculo e sua função é apoiar as lonas , servindo de suporte..
9. Servo freio
A função do servo freio ou multiplicador de força é aumentar e distribuir uma força exercida pelo pedal por meio do diferencial de pressão. Com isso, o motorista consegue parar o veículo sem fazer muito esforço.
10. Cilindro de roda
O cilindro de roda faz parte do sistema a tambor e é responsável por movimentar as sapatas, sendo o atuador do sistema de freio a tambor. .
11. Cilindro mestre
Esse componente tem forma cilíndrica e um ou dois pistões, além de um reservatório para fluido, que pode ser integrado ou independente. É responsável por converter força mecânica em pressão hidráulica
12. Fluido
O fluido é um dos componentes mais importantes do freio. Ele é o responsável pela transferência de movimento fazendo com que todo o sistema hidráulico funcione de forma eficiente.
13. Cabo de freio
Ao puxar a alavanca do freio, um cabo de aço é acionado e às sapatas por sua vez, são pressionadas contra o tambor de freio.
14. Tubulação
Para que o Sistema hidráulico funcione são usados alguns canos, que podem ser rígidos ou flexíveis.
ABS ,EBD e ESC ....? O que significa essas siglas?
ABS (Anti-lock Braking System)
Sistema anti travamento dos freios, evita que as rodas derrapem nas freadas fortes e que o motorista perca o controle do carro em manobras de emergenciais. A atuação do ABS é realizada através de sensores nas rodas que detectam a desaceleração do veículo e acionam válvulas em um módulo. Este módulo recebe as informações das rodas e diminui a pressão de frenagem nas rodas impedindo o travamento.
EBD (Eletronic Brake Distribution)
O sistema EBD, distribuição eletrônica dos freios, distribui a força da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, sendo utilizado como um complemento para o sistema ABS. Este sistema faz com que se aplique a quantidade de força dos freios de acordo com a aderência de cada roda ao solo. Por exemplo, quando o porta malas está cheio, as rodas traseiras terão maior força. Dessa maneira, a eficiência dos freios melhora bastante. Em poucas palavras, o EBD controla a pressão dos freios de acordo com a sua necessidade.
ESC (Eletronic Stability Control)
O ESC, controle de estabilidade eletrônico, reduz incrivelmente a fatalidade dos acidentes como também os capotamentos. Este sistema é considerado uma das melhores novidades de segurança dos veículos atuais. O ESC, sistema de controle de estabilidade eletrônico utiliza vários sensores atuando na estabilidade e controle da trajetória do veículo. Isso ocorre em situações de risco, como curvas fechadas ou desvios abruptos.
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